Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

01
Ago18

socializar à mesa

publicado por Tri

Friends-socializing.jpg

Chegaram as férias, o bom tempo (oi? onde?), o convívio até ser noite que tanto nos apraz e os típicos bons petiscos.

Nós portugueses temos as ‘comenzainas’ como algo intrínseco à nossa existência, não podemos mesmo passar sem elas, principalmente chegando a esta altura do ano em que todos estão mais dispostos e disponíveis para tal.

 

Uma das atividades preferidas dos portugueses é estar à volta de uma mesa com amigos e família, a comer, beber e conversar.

 

É uma atividade deveras importante, que pode levar horas!  

 

Entendam, isto da comida para nós não passa de uma mera necessidade fisiológica: nós não adoramos comer simplesmente, nós rodeamos a nossa vida social em volta da comida, em torno de uma mesa.

À mesa, gostamos de falar sobre tudo, desde o futebol ao tempo, dos miúdos que já estão uns traquinas, dos planos para as férias e, sobretudo, sobre comida.

Estamos sempre a comer e a falar sobre outros pratos que são “de trás d’orelha”, de outros restaurantes maravilhosos que têm uns petiscos “de comer e chorar por mais”.

 

De onde veio este hábito tão intrincado na sociedade portuguesa?

 

Nós não combinamos uma leitura num jardim, não combinamos uma ida ao teatro ou cinema sem ‘comes e bebes’, mas combinamos sim facilmente ‘Ir comer a qualquer lado’.

Isto sem qualquer fundamentalismo da nossa parte pois não pretendemos doutrinar ninguém: é uma escolha nossa, como ser do Benfica ou do Porto.

 

Somos assim nós, temos uma excelente gastronomia logo gostamos de comer.

 

De comer, conversar e estar com os nossos, enquanto falamos de comida.

 

4 comentários

Comentar post