Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

porque é que o mal vende mais?

Tri, 22.07.25

É impossível ligar a televisão, abrir um site de notícias ou aceder às redes sociais sem sermos confrontados com relatos de crimes, violência, tragédias e caos.

Curiosamente, um estudo recente citado pela SIC Notícias revela que, apesar de a criminalidade em Portugal ter diminuído 13%, a cobertura mediática sobre crimes aumentou 130%. Tal, levanta uma questão inquietante: por que é que o mau, o trágico, o macabro, o sensacionalista, vende mais?

Vivemos numa sociedade onde o medo é um poderoso combustível, as notícias negativas conseguem captar a atenção de forma imediata e visceral, de forma muito mais simples e rápido, do que uma notícia inócua ou positiva.

Parece que o nosso cérebro está biologicamente programado para reagir a ameaças e perigos, o que torna este tipo de conteúdo irresistível ao clique, à partilha e à conversa. De tal forma, que já criaram canais televisivos dedicados a esta temática, que conseguem passar um dia inteiro só a falar de crimes...incrível! As audiências sobem, os algoritmos recompensam e, no final, o ciclo repete-se: quanto mais se mostra o mal, mais as pessoas consomem, logo, quanto mais se consome, mais se mostra.

Mas sinto que isto traz consequências porque a nossa perceção da realidade distorce-se, começamos a acreditar que vivemos num país mais violento do que aquele que os dados mostram.

Instala-se o medo, a desconfiança, o pessimismo em relação ao outro e ao mundo.Atenção que não digo que não haja violência e que Portugal seja um paraíso, não é o caso, no entanto, perdemos de vista o que também existe de bom — as histórias de superação, os atos de solidariedade, a bondade silenciosa que acontece todos os dias.

Talvez seja hora de exigir mais equilíbrio, de valorizar também o que nos inspira, o que nos liga, o que nos constrói.

O mundo precisa de informação, sim, mas também de esperança.

Tal, não é negar a realidade, é sim, escolher vê-la por inteiro porque o bem também existe...só precisa de mais palco para que as pessoas saibam disso.

Assim, passarei a trazer todas as semanas notícias boas que nos ajudem a recuperar a esperança na humanidade; vou ler porque quero e partilhar convosco porque também vos pode ajudar a mudar o estado de espírito do dia. 

3 comentários

Comentar post