há lá coisas...
(foto tirada na Estrada Nacional 2)
E não é que o nosso cérebro é mesmo tramado?
Eu faço o mesmo caminho todos os dias para ir para a empresa (de tal forma que já o faço em ‘piloto automático’, como se costuma dizer), no entanto, há uns meses atrás decidiram fazer um desbaste a todo o “matagal” que rodeava aquelas estradas…resultado?!
A primeira vez que lá passei após isso, fiquei automaticamente em estado de aflição a pensar “Oh não, já me perdi!”, “ Mas como é que vim aqui parar?!”.
(pausa para explicar que eu sou a pessoa com menos sentido de orientação neste mundo! Uso GPS claro está, mas tal não previne que me perca. Até porque a minha ‘Catarina’ diz-me “vire à direita daqui a 300 metros” EU SEI LÁ QUANTO É QUE É 300m!! Escusado será dizer que passo sempre a cortada correta…”ooh era mesmo aqui” )
E é incrível como o nosso cérebro memoriza as coisas e cria habituação, ele reconhece enquanto passamos pelos locais sem nós pensarmos efetivamente nisso.
De facto, cortarem umas árvores e não sei quantas ervas, faz toda a diferença.
Parece todo um novo local, vemos coisas que não sabíamos que estavam lá, vemos a estrada do lado que não víamos antes … e continuo a estranhar aquelas estradas todos os dias que lá passo. Faz-me confusão, sinto mesmo diferença…parece que tenho que ganhar “habituação” novamente.
Será só a mim que estas alterações metem confusão ao cérebro?