Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

onde estão os grandes líderes que todos precisamos?

Tri, 23.04.25

Onde estão os líderes que verdadeiramente nos inspiram?

Cresci, felizmente, a admirar líderes que marcaram gerações. Homens e mulheres que, com todas as suas imperfeições, tinham uma missão clara: tornar o mundo um lugar mais justo, mais humano, mais digno.

Lembro-me de ver na televisão o olhar sereno do Dalai Lama, a coragem inquebrantável de Nelson Mandela...Lembro-me da força silenciosa da Madre Teresa de Calcutá, sempre do lado dos mais pobres. Da diplomacia firme mas serena de Kofi Annan, que durante anos foi uma das vozes mais sensatas no palco mundial. Eram líderes que inspiravam não pelo medo, mas pela esperança. Não pelo poder, mas pelo exemplo.

Hoje, olho para o cenário atual e pergunto-me: onde estão esses líderes?

A verdade é que temos uma escassez brutal de referências globais, que nos inspirem, que nos façam acreditar num mundo melhor. Líderes que consigam unir, em vez de dividir. Que coloquem o bem comum acima dos interesses próprios. Que tenham visão, empatia e coragem.

Estes dias lidamos com a morte de mais um Ser Inspirador. Era um Homem bom, de coração puro, era inspiração, era cuidado, era união, era de uma pessoa de pessoas. E não, nao considero que os Papas tenham sido todos assim.

Com a morte do Papa Francisco — que eu considero que era já o último verdadeiro líder global com dimensão moral e humanista — não vejo hoje nenhuma figura no cenário mundial que tenha essa estatura. .

Não falo de cargos, títulos, fama. Falo de alma, de ação, de empatia.

O desaparecimento físico do Papa Francisco deixa um vazio imenso. Não apenas no seio da Igreja Católica, mas no coração de milhões que viam nele uma bússola ética num mundo cada vez mais perdido. Sim, porque nem é preciso ser católico para conseguir admirar este Homem e nos sentirmos inpsirados pela sua vida de dedicação plena.

Confesso que esta ausência de referências me inquieta, me deixa algo apreensiva sobre o futuro da humanidade que sempre anseia por um 'salvador'... Talvez nos exiga a reflexão, sobre o que necessita o mundo e o que podemos nós fazer, enquanto pequenos grãos de um todo. 

Talvez o mundo esteja a precisar de pequenos líderes em cada canto, de pessoas comuns com princípios inabaláveis, que escolhem não baixar os braços, que fazem do cuidado com o próximo a sua luta. Que escolhem todos os dias fazer o que é certo, mesmo quando tal não é, de todo, o caminho mais fácil.

Mas, confesso… cresci com lideres gigantes e inspiradores. E fazem tanta falta no mundo atual!

Descansa em paz, Francisco, um homem excepcionalmente bom. A tua sabedoria e ensinamentos irão perdurar. 

"A paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade."

 

1 comentário

Comentar post