Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

a simplicidade na minha vida

Tri, 28.09.18

minimal.jpg

 

Pare. Respire. Viva feliz

 

Reciclar e reutilizar são práticas que sempre fizeram parte da minha vida; desde que me lembro de ser gente que em minha casa se guardavam todos os materiais que mais tarde poderiam vir a dar jeito (e davam!), seriam usados para fazer prendas de Natal originais, por exemplo, e assim se dava nova vida aos frascos de vidro, uma nova reinterpretação das calças de ganga rotas, entre outros projetos.

 

Como tal, viver uma viva simples, reaproveitar e reciclar tudo o que fosse possível, sempre foi prática comum na minha educação paralelamente com o ser amável para com o próximo, ajudar sempre e dar amor.

 

No entanto, guardar tudo também é acumular

 

Esta minha luta e inquirição por um estilo de vida melhor surgiu numa altura em que sentia demasiadas coisas há minha volta; demasiada desorganização e tudo me incomodava.

Precisava de simplificar e de abrandar.

 

Foi assim que encontrei o minimalismo, um estilo de vida que me fez questionar o papel de cada coisa, cada compromisso e cada pessoa na minha vida.

 

Permitiu-me não só eliminar inúmeras coisas na minha vida, mas também deu azo a novas curiosidades, pesquisas e descobertas e introduzi aos poucos novos hábitos alimentares, a meditação e, posteriormente, o yoga (ainda estou nesta fase…e a tentar tornar rotina)

 

Atualmente vivo uma vida mais simples e focada, se bem que tal não é uma meta, tem sido sim o meu caminho. Nada está ainda conquistado, ainda tenho muito a aprender e muitas ‘pequenas’ adaptações a fazer na minha vida.

 

E, sem sombra de dúvida, que este mundo da blogoesfera tem sido uma fonte inesgotável nesse sentido: pessoas imensamente inspiradoras, blogs cheios de dicas e utilidades, blogs cheios de pensamentos e reflexões que, mesmo sem comentar, gosto sempre de por lá passar e parar 5 minutos a pensar sobre aquelas palavras (letras, vá).

 

Estou constantemente à procura de novos desafios (adoro Auto propor desafios e dar o meu máximo para os cumprir) e procuro novas práticas que possa integrar no meu dia-dia, de forma a poder alcançar o meu propósito: viver uma vida simples e plena, tentando tornar o mundo um lugar melhor.

 

Partilho convosco um pouco do início destas minhas descobertas (à uns anos) para que também vos possa ser útil e ajude a viver plenos e felizes!

 

Os livros que li e guardo:

“Minimalism: Live a Meaningful Life”, Millburn, Joshua Fields

“Regras Simples”, Donal Sull

“Adeus coisas”, Fumio Sasaki

“Por uma vida Mais simples”, André Cauduro

 

Os documentários que acompanhei e revejo:

- What the Healht

- Cowspiracy

- Minimalism: A Documentary about the important things

- Expedition Happiness

- Decrescimento

- Humanos

- Sustainable

- Oceano Plástico

- Food choices

- True Cost

 

Os Blogs que descobri e sigo:

Abundant life with less

Just Smile

The busy woman and the stripy cat

Thrive or survive

Ana, go slowly

Nadine Rebecca

A mulher que ama livros

 

 
Espero que vos seja útil, caso partilhem da mesma curiosidade.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.