Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

a dor de domingo à noite

Tri, 30.09.24

aqui dei a minha opinião sobre o complexo das segundas-feiras, mas este fim semana foi surreal. Uma amiga que não quis sair domingo ao final do dia, para ir tomar um chá, porque já estava a sofrer por antecipação com a segunda-feira que estava a chegar.  Já estava deprimida porque tinha que ir trabalhar no dia seguinte. (Garfield, és tu?!)

Se chegamos a este ponto, não devíamos estar já a pensar em mudar?

É certo que o complexo de segunda feira já nos atingiu a todos, alguma vez na vida, porque é o perceber que temos que voltar à rotina de atender chamadas, enviar emails, ir a reuniões, escrever relatórios, atender clientes, entre outras tarefas que os nossos trabalhos exijam e que consideremos chatas.

Mas a dor de domingo à noite é diferente, é uma dor mais forte para quem efetivamente não gosta do seu trabalho. Para quem, voltar a fazer aquelas tarefas, é algo altamente insuportável. Para quem, regressar todas as segundas feiras, custa não só pelo que tem que fazer, mas também por quem tem que ver.

monday.jpg

Gostar do nosso trabalho, fazê-lo com vontade, apreciar o local onde trabalhamos, estar de bem com os nossos colegas e chefes e viver em harmonia com o ambiente à volta salva-nos do sentimento desanimador de domingo à noite. E deveria ser uma premissa base para todos nós, afinal passamos grande parte da nossa vida naquele local, com aquelas pessoas. Se trabalhamos 8h por dia, que estejamos satisfeitos, ou pelo menos que estejamos suficientemente em paz para que tal não nos apoquente a um domingo.

Já vi algumas pessoas a congeminar para perceberem exatamente a partir de que horas começam a sofrência de domingo à noite. Algumas pessoas dizem que é a partir das 18h outras apontam mais lá para as 21h. Esta dor amarga de terminar o fim-de-semana chega a todos porque simplesmente preferimos passear, ir jantar com amigos, estar em família, ou, simplesmente, afundar um pouco mais o buraco que já existe no sofá. Preferimos tudo isto a ir trabalhar. É compreensível. (não me importava de ser rica como o Ronaldo e não ter estes dilemas mas…)

Mas que eu seja afetada pela preguiça de segunda-feira, é uma coisa que considero normal. Recupero rápido, depois do meu sumo verde matinal e da primeira música cantada no carro. (berrar talvez seja um verbo mais aplicável).

Mas ser atacada pela dor de domingo à noite é totalmente diferente. Se entendem esta distinção, excelente para vocês, significa que já passaram por um trabalho menos bom e encontraram um que realmente vos satisfaz e percebem a diferença.

 

Será que deveria haver um grupo de apoio para as pessoas que sofrem ao domingo por terem de trabalhar na segunda-feira?!? (Naaah, é melhor não, ia abarrotar...)

E será que as pessoas que trabalham por turnos, sofrem do complexo de quarta-feira? (ou qualquer outro dia que queiram de exemplo vá)

 

Questões fraturantes para o mundo, diriam vocês … Não são!! Mas deixem-se disso, hoje é segunda-feira, ,tenho desconto, ok?! 😊

13 comentários

Comentar post