Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

12
Jun17

para já...

publicado por Tri

Vivemos atualmente numa era sem paciência, paciência para esperar, para disfrutar.

Vivemos a vida a correr, sempre a correr para todo o lado: a correr atrás de dinheiro; a correr atrás daquela pessoa que não nos liga, a correr para atingir o peso ideal, a correr para ter tempo…mas no final não temos. Não arranjamos tempo para disfrutar das pequenas coisas. Tal como disse neste meu post, o tempo, hoje em dia, é um luxo.

 

E será que é isto que devemos esperar da vida? Uma correria constante em busca dos nossos objetivos? Não se pára para apreciar esses mesmos objetivos ou até mesmo o percurso percorrido até os atingir?

 

 Assistimos à realidade do micro-ondas, queremos tudo ‘para já’, não temos paciência para esperar, já nem fornos de lenha são usados porque demoram tempo e nós não estamos dispostos a esperar que as coisas aconteçam, que as coisas se formem na vida; vivemos a realidade do imediato sem paciência nem tolerância.

Esta sociedade do imediato em que nos estamos a tornar, está cada vez menos tolerante e paciente, não está habituada a esperar ou ser contrariada…tudo o que se quer, ou se sonha ou simplesmente se imagina, a seguir vamos arranjar e conseguir.

 

Já não precisamos esperar que um tal filme ou série estreie em Portugal, “sacamos” da internet; não nos sujeitamos às músicas que passam na rádio usamos app’s para ouvir o que queremos; não vamos à livraria procurar o livro que queremos no meio de todos os outros, optamos por e-book’s à distância de um simples clique.

Consigo conceber que é a evolução natural do mundo, das tecnologias que são desenvolvidas para nos facilitarem a vida e as tarefas diárias, no entanto, creio que esta globalização é levada demasiado ao extremo e esquecemo-nos das origens, das coisas simples da vida e de como, nem tudo, se resume à evolução tecnológica.

 

Esta era do micro-ondas afeta-nos sem, por vezes, nos apercebermos, consegue até influenciar a nossa alimentação que nem sempre que limita aos produtos biológicos e saudáveis da nossa horta, muitas vezes queremos determinado fruto ou legume e o que é facto é que não temos que esperar “pela sua época”, tudo está disponível todo o ano.

 

Querer tudo ‘para já’, faz-nos usar e abusar, de tudo o que nos rodeia, sem disfrutar; mas esta vida passa a correr… vamos tentar fazer um ‘exercício de contemplação’...todos os dias despendam 5 minutos do vosso dia para apreciar algo, algo que esteja à vossa volta, nem que seja o sol que brilha alto e nos deixa sempre com melhor humor.

 

Uma semana para todos! =)