Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

10
Fev17

o livre-arbítrio

publicado por Tri

escolha.jpg

 Nascemos com a opção de escolha, de decidir sobre algo em detrimento de outra opção e somos dessa forma livres.

Imaginamos desta forma o que é ser um ser humano e quais as suas características intrínsecas, imaginamos que cada pessoa, é de facto o realizador da sua própria história.

No entanto, tal só é possível quando temos de facto o privilégio da escolha… muitas pessoas não têm qualquer escolha.

 

Há imensas pessoas no mundo cujos percursos de vida são determinados por aquilo com que nasceram física e psicologicamente e pelas condições e seio familiar em que nasceram. Muitos milhões de pessoas encontram-se nas garras da pobreza, da fome, da doença, do desespero e, dessa forma, as suas opções e decisões são influenciadas por forças externas nem sempre possíveis de controlar.  

De uma forma utópica, muitas vezes pensamos que todas estas pessoas têm possibilidade de superarem estas adversidades, criamos a ilusão de que têm a capacidade de ultrapassarem as suas circunstâncias, mas a sua envolvência é muito forte para ser domada e nem sempre têm os meios para o fazerem.

 

Não obstante, acredito que com a oportunidade certa algumas dessas pessoas conseguiriam mudar o seu rumo e ultrapassar o seu meio envolvente, cabe-nos a nós, seres privilegiados com o poder de escolha, olhar em redor e dar a mão sempre que possível e dar a possibilidade de escolha a alguém que, provavelmente, não a teria noutras circunstâncias.