Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estou só a dizer coisas ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

um espaço para a reflexão e partilha ...

Estou só a dizer coisas ...

28
Out17

A Estrada Nacional 2

publicado por Tri

IMG_1408.JPG

A Estrada Nacional 2, que liga Portugal de Norte a Sul, mais precisamente de Chaves a Faro, é a terceira mais extensa do mundo com 738Km. Alguns dos seus troços existem há mais de um século, no entanto a estrada só foi consagrada como tal em 1945.

IMG_1420.JPG

IMG_1892.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Infelizmente fazer a rota da EN-2 é quase como um puzzle, tentar encontrar pequenos bocados da estrada original, encaixar na nossa rota e seguir viagem…

ferias 3.JPG

Desde já informo a quem tiver interesse em fazer a EN-2, que é impossível fazê-la sem GPS. Isto porque, alguns troços da estrada original foram destruídos em algumas povoações, noutros foram construídas as IP por cima e, a somar a tudo isso, a sinalização é escassa durante vários KM em várias regiões, pelo que sem as indicações do GPS não se consegue descobrir por onde segue a EN-2.

ferias 1.JPG

Apesar desse ‘senão’, que é ultrapassável graças à tecnologia atual, a viagem é uma autêntica surpresa, pela variedade de paisagens e relevos, de património cultural, de gentes, de povoações, tão pequenas algumas, e tão bem cuidadas.

ferias 4.JPG

 

Foi maravilhoso conhecer um pouco mais este nosso ‘jardim à beira mar plantado’, é de facto um país muito completo e esta viagem permitiu comprovar isso mesmo e também para ver mais de perto as desgraças deste verão, a destruição em Pedrogão, em Abrantes, enfim uma negritude a toda a nossa volta.

 

A estrada passa por 11 distritos, cada um deles com pormenores bastantes distintivos e únicos, seja monumentos, paisagens naturais, termas, gastronomia, património religioso. (e que bem se come neste país…) Adorei também as diferentes sinalizações originais que vamos encontrando ao longo do caminho e auelas retas intermináveis que encontramos no Alentejo, das quais não conseguimos ver o final.

 

 

Nesta aventura, além de pararmos em todas as povoações fizemos também alguns desvios da estrada para visitar outras regiões de Portugal que ‘chamavam por nós’.

ferias 5.JPG

ferias 2.JPG

 Valeu tudo a pena, cada metro, cada Km. (valeu a pena o conhecimento do nosso pais e o companheirismo e palhaçada que existiu nesta viagem vá)